A endoscopia digestiva alta (aquela feita por via oral) é uma rotina preventiva segura, capaz de diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo – até mesmo cânceres em estágio inicial.
O exame permite visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno, que é o início do intestino delgado.
Muitas lesões são, inclusive, tratadas ou removidas na hora, evitando cirurgias.
A tatuagem endoscópica é uma pequena quantidade de tinta, próxima ao local de interesse na parede do intestino. Assim, esse local ficará marcado para sempre.
A tatuagem aumenta a chance de identificação e caracterização de doenças em sua fase inicial.
Essa ferramenta ajuda a identificar a posição no intestino em que essas doenças estão localizadas.
A ligadura elástica por endoscopia digestiva alta é um procedimento que auxilia o paciente no tratamento das varizes do esôfago.
As varizes aumentam o risco do paciente ter uma hemorragia, uma vez que as mesmas se rompem com mais facilidade e, o tratamento endoscópico tem o objetivo de erradicá-las.
O procedimento é realizado por endoscopia e com orientações específicas no pós procedimento como, dieta líquida e fria, medicações para diminuir a secreção ácida, náuseas e vômitos.
No período de 7-14 dias pode ocorrer sangramentos, em geral autolimitados, mas que requerem avaliação e atenção médica.
O procedimento dilata, ou abre, uma área estreitada do esôfago.
Pacientes com um esôfago estreitado frequentemente têm problemas para engolir; a comida parece ficar presa na região do peito causando bastante desconforto ou dor.
A Cromoscopia na Endoscopia Digestiva é utilizada para facilitar a identificação e classificações de lesões com potencial ou não maligno.
Pode ser realizada com a utilização de corantes, filtros ou digital.
As principais indicações são: esôfago de Barrett, pólipos do esôfago, estômago e intestino delgado ou grosso e lesões com potenciais neoplásicos em qualquer parte.
Em algumas situações é utilizada para o rastreio da segunda lesão primária, como ocorre em pacientes que tem doença de Chagas e tumores na cavidade oral e laringe.
Em pacientes que apresentam fatores de risco como o hábito de fumar e beber ou que são portadores de algumas síndromes pode estar indicado.
Há diversos tipos de corantes e tecnologias, como: azul de metileno, indigo carmin, lugol, ácido acético, NBI, FICE, entre outros. O médico endoscopista irá verificar qual a melhor substância ou tecnologia disponível.
Não aceitamos nenhum plano de saúde ou receita rosa do SUS.
Atendemos o convênio BIOSAÚDE, além de outros convênios, via direta ou reembolso. Também atendemos de forma particular e personalizada.
Jejum de 8hs.
Em nosso centro especializado da Clínica Endos SP e caso necessário, em ambiente hospitalar.
Sim, anestesia sedativa intravenosa. O paciente fica sedado durante o exame.
Sim, é necessário levar um acompanhante para que o paciente possa sair da clínica amparado, após o sedativo.
Rua Filinto de Almeida, 91
Bairro Boa Vista
Santo André-SP | CEP: 09190-020
Telefone fixo
+551144231417
WhatsApp Exames
+5511995842188
Seg-Sex (08:00 – 18:00)
Sáb (08:00 – 18:00)
Dom (fechado)